Ministério apoia adaptação no DF

By 29 de novembro de 2017Destaque, Notícias

Agência Brasília

 

Órgão contribuirá de forma institucional com a construção do plano de adaptação à mudança do clima que será proposto para a capital federal.

 

FONTE: MMA
LUCAS TOLENTINO

O Ministério do Meio Ambiente (MMA) apoiará as ações voltadas para a agenda climática propostas pelo Distrito Federal. Articulador do Plano Nacional de Adaptação à Mudança do Clima (PNA), instituído há mais de um ano, o MMA contribuirá para a construção de iniciativa semelhante a nível distrital. O tema foi debatido nesta terça-feira (28/11) no Fórum Clima, realizado pelo Governo do DF com foco em estabelecer uma governança climática na capital do país.

O secretário de Mudança do Clima e Florestas do MMA, Everton Lucero, participou da abertura do evento e destacou a importância do estabelecimento de iniciativas a níveis subnacionais nessa agenda. A intenção do MMA é apoiar a construção do Plano de Adaptação do Distrito Federal com informações técnicas e outros subsídios alinhados às estratégias e ações nacionais de adaptação à mudança do clima.

A experiência do governo federal com a construção do PNA foi apresentada no Fórum. Representante do Departamento de Políticas em Mudança do Clima do MMA, Nelcilândia Kamber explicou que a elaboração do documento envolveu 13 ministérios e destacou que a integração entre os diversos órgãos é fundamental nesse processo. “O desafio é olhar como a adaptação à mudança do clima pode permear as diferentes políticas públicas”, explicou. “É um contínuo processo de sensibilização e mobilização”, acrescentou.

CRIAÇÃO

O Fórum Clima debate até esta quarta-feira (29/11) mudança do clima, alternativas de adaptação, redução de emissões de gases de efeito estufa do DF e governança climática. Em reunião plenária, os participantes votarão proposta de decreto para criação de um fórum permanente voltado para o tema. O objetivo é instalar, ainda, duas câmaras técnicas para elaboração dos planos de adaptação e mitigação do DF.

Pela definição do Painel Intergovernamental sobre Mudança do Clima (IPCC), adaptação é “o processo de ajuste ao clima atual ou futuro e seus efeitos. Em sistemas humanos, a adaptação procura mitigar, evitar danos ou explorar oportunidades benéficas. Em sistemas naturais, a intervenção humana pode facilitar o ajuste ao clima futuro e seus efeitos”.

 


Assessoria de Comunicação Social (ASCOM/CORSAP)
(61) 3297-5041 – 3201-5042
ascom@corsapdfgo.eco.br