Assemae reunirá prefeitos para debater o saneamento – 30/10/2017

By 30 de outubro de 2017Destaque, Divulgação, Notícias

1º Encontro de Prefeitos e Gestores Municipais com o Saneamento Básico

 

O evento acontece nos dias 09 e 10 de novembro, em Anápolis (GO). Inscrições são gratuitas. 

 

FONTE: ASSEMAE

A programação do 1º Encontro de Prefeitos e Gestores Municipais com o Saneamento Básico foi pensada para orientar os municípios na execução das políticas públicas do setor, priorizando a saúde e qualidade de vida da população. O evento ocorrerá nos dias 09 e 10 de novembro, em Anápolis (GO), sob a iniciativa da Assemae e apoio da Fundação Nacional de Saúde (Funasa).  As inscrições são gratuitas e seguem abertas pelo site www.assemae.org.br.

A partir do tema central “Faça mais que o básico em seu município”, a programação contempla mesas-redondas sobre assuntos inerentes à relação entre os gestores locais e o saneamento. Para os debates, foram convidados especialistas da área, representantes do Governo Federal, prefeitos, presidentes de consórcios de saneamento e diretores de autarquias municipais.

Na quinta-feira, 09/11, às 16h, a conferência magna do evento terá como palestrante o presidente da Funasa, Rodrigo Sérgio Dias, que apresentará o papel da instituição no fortalecimento da gestão municipal, além das ações de apoio previstas para 2018. A atividade será coordenada pelo presidente da Assemae, Aparecido Hojaij.

Pela manhã, a primeira mesa-redonda orientará os participantes a respeito da gestão compartilhada de resíduos sólidos e a construção de aterros sanitários regionalizados. Já o segundo tema abordará o papel da regulação enquanto instrumento de melhoria dos serviços de saneamento básico.

Na sexta-feira, 10/11, os palestrantes debaterão os caminhos para estruturar serviços municipais de saneamento básico, ressaltando a necessidade do planejamento, gestão da qualidade e política tarifária. O quarto tema do evento mostrará de que forma a Assemae e a Funasa podem apoiar os prefeitos para a construção dos planos municipais de saneamento.

Durante a tarde, a programação abordará a relação entre saneamento e saúde pública, como também os programas da Funasa de controle de qualidade da água, incluindo o Sistema Alternativo SALTA-Z e as Unidades Móveis de Tratamento de Água. A última atividade do Encontro apresentará o Programa Nacional de Saneamento Rural, um projeto coordenado pela Funasa, com o apoio da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Acesse a programação completa aqui.


Serviço

O que: 1º Encontro de Prefeitos e Gestores Municipais com o Saneamento Básico

Quando: 09 e 10 de novembro de 2017

Onde: Hotel Park Imperial – Rua Oscar Monh, nº 250, bairro Jundiaí, em Anápolis (GO)

Inscrições: clique aqui