CORSAP-DF/GO Visita o Município de Cabeceiras – GO – 09/10/2017

By 10 de outubro de 2017Destaque, Notícias

A partir da esquerda, O Secretário Lauri Philippsem, o Superintendente José Prado e o Prefeito Everton de Matos

 

Superintendência do CORSAP – DF/GO Reuniu-se com Município Consorciado de Cabeceiras-Goiás.

 

Na última sexta-feira (6), a Superintendência do CORSAP – DF/GO reuniu-se com os gestores de Cabeceiras/GO. O objetivo da reunião, assim como tem feito nos demais municípios consorciados, foi de conhecer de perto os problemas nas áreas de resíduos sólidos e águas pluviais, enfrentados pelo município e também divulgar os diversos trabalhos que já estão sendo realizados pelo CORSAP – DF/GO, com o objetivo de atender aos municípios consorciados.

Estiveram presentes na reunião, o Prefeito Everton Francisco de Matos e seu Secretário de Meio Ambiente, Lauri José Philippsem, o Superintendente do Corsap, José Pires do Prado e membros da sua equipe.

Na reunião, o Prefeito demonstrou fundada preocupação no problema do manejo de resíduos sólidos no Município. Englobados aí desde a separação na origem, até a destinação final. Para a questão, a Superintendência do CORSAP – DF/GO ressaltou que o problema deve ser enfrentado em duas frentes e não dirigindo o foco apenas para a destinação final, o que tende a ser uma constante. Foi ressaltado que é preciso investir em projetos de educação e conscientização da população sobre o lixo produzido por cada unidade familiar, fato que culminaria em uma drástica diminuição no volume de lixo produzido pelo Município e, por consequência, ajudaria na solução para a questão da destinação final dos resíduos sólidos produzidos.

Para a questão da destinação final de resíduos sólidos foi informado ao Prefeito que fora recentemente licenciado um aterro sanitário privado, estando assim apto para receber o lixo de Cabeceiras, outros aterros também estão em fase de licenciamento. Os problemas de coleta e transporte também foram discutidos e foram apresentadas soluções que dependerão de futuras negociações para serem aplicadas. Ao final da reunião, foi apresentado pelo CORSAP – DF/GO o projeto de composteiras orgânicas elaborado pelo próprio Consórcio. O projeto visa a realização de palestras, oficinas e eventos no Município com o objetivo de conscientizar a população para a delicada questão dos resíduos sólidos, culminando na implantação de composteiras orgânicas individuais nas unidades familiares. O projeto, se implantado, poderá proporcionar drástica redução na produção de resíduos sólidos na Região.

 

ASCOM/CORSAP

Mais Fotos