SC sedia congresso sobre educação ambiental

By 20 de setembro de 2017Destaque, Notícias

Divulgação | Congresso reúne 2 mil participantes

 

Lançamento da 9ª edição do Tela Verde, publicação sobre fontes de financiamento e consulta pública marcam a participação do MMA.

 

Fonte: MMA
LETÍCIA VERDI

O Ministério do Meio Ambiente (MMA) participa do IX Fórum Brasileiro de Educação Ambiental, com aproximadamente dois mil educadores e ambientalistas. O encontro acontece até esta quarta-feira (20/09), em Camboriú (SC), para uma releitura crítica das políticas brasileiras de educação ambiental e das repercussões da Política (PNEA) e do Programa Nacional de Educação Ambiental (ProNEA).

“Está sendo uma oportunidade para o MMA de dialogar com os destinatários das políticas públicas do ministério”, afirmou a diretora de Educação Ambiental do MMA, Renata Maranhão, a respeito do fórum. Segundo ela, para implementar essas políticas, é preciso partir de uma mudança de paradigma sobre a relação da sociedade com a natureza.

“Nesse processo, a educação ambiental é fundamental para mobilizar as pessoas no enfrentamento das problemáticas. E qual é a educação ambiental que dá conta desse desafio?”, enfatizou. Renata Maranhão lembrou que, durante a abertura do evento, foi destacada a importância dada pela atual gestão do MMA ao fortalecimento das redes de educação ambiental. No Brasil, existem mais de 40 redes, entre estaduais, regionais, locais e temáticas.

CONSULTA PÚBLICA

Durante o fórum está sendo realizada consulta pública do Programa Nacional de Educação Ambiental (PNEA), por meio da plataforma  www.participa.br. Anteriormente, o MMA e o Ministério da Educação promoveram oficinas com redes associadas à Rede Brasileira de Educação Ambiental (Rebea) em todos os estados, de onde saíram propostas para o programa. O lançamento da versão final do PNEA está previsto para dezembro deste ano.

Durante o congresso, o MMA lançou a publicação Fontes de Financiamento para Educação Ambiental, com o levantamento de programas e projetos relacionados ao tema no país. O objetivo é contribuir com a construção de um panorama do potencial de financiamento da educação ambiental, apoiando o processo de mobilização de recursos para educadores ambientais, lideranças comunitárias e gestores públicos de instâncias governamentais e não governamentais.

TELA VERDE

O IX Fórum Brasileiro de Educação Ambiental contou com o lançamento da 9ª Mostra Nacional de Produção Audiovisual Independente do Circuito Tela Verde. O objetivo da mostra é divulgar e estimular atividades de educação ambiental, participação e mobilização social por meio da produção independente audiovisual, além de atender à demanda de espaços educadores por materiais pedagógicos. Produtores interessados em participar podem enviar vídeos sobre a temática socioambiental até 7 de novembro de 2017.

O lançamento ocorreu durante atividade promovida pelo Cineclube Socioambiental em prol da Vida: coletivo de arte, cultura e educação Ambiental de São Paulo. O evento foi uma oportunidade de estreitamento da parceria do MMA com o cineclube, um dos 174 espaços exibidores do Circuito Tela Verde, que promove mostras de cinema socioambiental no estado.

Para saber como participar do 9º Circuito Tela Verde, envie email para circuitotelaverde@mma.gov.br ou ligue para (61) 2028-1207.

O FÓRUM

O IX Fórum tem como objetivo geral o fortalecimento da diversidade da educação ambiental brasileira, em suas diferentes matizes, por meio da defesa dos direitos e conquistas alcançadas nas políticas públicas do campo socioambiental.

Nessa nona edição, a Rede Brasileira de Educação Ambiental, em parceria com as Redes Sul Brasileira de Educação Ambiental, Rede Paranaense de Educação Ambiental, Rede Linha Ecológica, Rede Materiais de Educação Ambiental, Universidade do Vale do Itajaí, por meio do Grupo de Pesquisa Educação, Estudos Ambientais e Sociedade, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação, assumiram a realização do IX fórum em paralelo ao IV Encontro Catarinense de Educação Ambiental, que teve o apoio do governo do Estado de Santa Catarina.

 

SERVIÇO:

IX Fórum Brasileiro de Educação Ambiental

 


Assessoria de Comunicação Social (Ascom/MMA)
(61) 2028-1227/ 1311/ 1437
imprensa@mma.gov.br