Linha de ônibus movida a biodiesel começará a circular em janeiro de 2017

By 20 de dezembro de 2016Destaque, Notícias

(Foto: Isabella Calzolari/G1) | Divulgação

Transporte circulará pelo Eixo Monumental, passando pelo Memorial JK e pela Praça dos Três Poderes

Uma nova linha de ônibus movida a biodiesel circulará na área central de Brasília até o fim de janeiro de 2017. O custo do transporte que, a princípio, fará uma linha específica, apenas na extensão do Eixo Monumental, será de R$ 2,25.

“A princípio, os ônibus circularão apenas nessa área específica (do Memorial Jk, passando pela Praça dos Três Poderes e duas vezes pela Rodoviária do Plano Piloto), mas existe a previsão de expansão, pela EPTG, por exemplo”, de acordo com Fábio Damasceno, Secretário de Mobilidade do DF.

Dos nove veículos comprados, um funcionará como reserva e outros oito circularão a partir de janeiro. Os ônibus, que utilizam 20% de combustível fabricado a partir de fontes renováveis, como óleo de soja, gordura animal e óleo de algodão, têm o piso mais baixo, dispensando a necessidade de escadas, além de contar com ar-condicionado. A implantação faz parte das 80 medidas previstas para o setor até 2017.

Bilhetagem única

O sistema também faz parte das medidas anunciadas no fim de 2015 pelo governador Rodrigo Rollemberg (PSB), tem como objetivo permitir que o usuário pague apenas uma passagem, mesmo usando linhas diferentes. A previsão de entrega do planejamento era para novembro deste ano, mas, de acordo com a pasta, o plano está em desenvolvimento e deve ser entregue até março de 2017.

Por Correio Braziliense

Fonte: Ubrabio