Parques receberão incentivos ao ecoturismo

By 16 de dezembro de 2016Destaque, Notícias

Paulo de Araújo/MMA | Parque Nacional de Brasília

Projeto prevê concessão de uso para prestação de serviços de apoio aos visitantes em três unidades de conservação federais.

DA COMUNICAÇÃO ICMBIO

O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) realizará nesta sexta-feira (16), em Brasília, apresentação dos projetos de concessão de uso para prestação de serviços de apoio à visitação em três unidades de conservação (UCs) federais: Parque Nacional de Brasília (DF), Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros (GO) e Parque Nacional do Pau Brasil (BA). O evento é aberto ao público e a presença deverá ser confirmada por telefone ou e-mail, abaixo informados.

A ideia dessa apresentação é promover o diálogo e a transparência acerca dos processos de concessão de uso, cujo objetivo é incrementar o turismo com mais qualidade e segurança, uma das prioridades do Ministério do Meio Ambiente (MMA) e do ICMBio. Os esforços do Instituto para a consolidação da visitação têm resultado em crescimento do número de visitantes nos últimos anos. Entretanto, tendo em vista o contingente de analistas ambientais frente à dimensão das áreas de unidades de conservação, torna-se necessário priorizar algumas UCs para a realização dos trabalhos.

Alguns critérios foram utilizados na escolha das UCs prioritárias, tais como: a existência de plano de manejo para a unidade, o número de visitantes, a facilidade de acesso ao local e a existência de estudos de viabilidade econômica preliminares. Nesse contexto, em 2016 três unidades foram priorizadas: Parque Nacional de Brasília, Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros e Parque Nacional do Pau Brasil, que já se encontram em fase adiantada de elaboração dos instrumentos de delegação dos serviços de apoio à visitação.

Saiba mais sobre concessões de uso para prestação de serviços à visitação em UCs aqui.

SERVIÇO:

Apresentação dos projetos de concessão de uso nos parques nacionais de Brasília, Chapada dos Veadeiros e Pau Brasil

Data: 16 de dezembro
Local: Auditório da sede do Sebrae (515 Norte – Térreo – Brasília/DF)
Horário: 9h
Confirmação de presença através dos contatos: (61) 2028-9669 / (61) 2028-9238 / concessoes@icmbio.gov.br 

Assessoria de Comunicação do ICMBio: (61) 2028-9280

Fonte: MMA