Curso para educadores das Salas Verdes

By 13 de dezembro de 2016Destaque, Notícias

Gilberto Soares/MMA | Curso na modalidade a distância

A partir de hoje, 500 pessoas participam de capacitação voltada para quem atua nesse espaço de fomento das questões ambientais.

MARIANNA DE MELLO RAMOS

A partir desta segunda-feira (12/12), o Ministério do Meio Ambiente inicia a primeira versão do curso de educação a distância Fundamentos e Práticas de Educação Ambiental para espaços educadores. Com limite de 500 vagas, é oferecido para as equipes pedagógicas do projeto Salas Verdes de todo o território nacional. A previsão é que as próximas edições sejam abertas para o público em geral.

O curso possui carga horária de 60 horas e será disponibilizado até o dia 12 de março. A iniciativa tem o objetivo de orientar os coordenadores e membros para o aprimoramento de aspectos estruturantes como articulação, troca de conhecimento e informações entre as instituições e a divulgação das ações realizadas pela rede de Salas Verdes.

Os temas das aulas foram propostos a partir de uma pesquisa realizada com as próprias Salas Verdes e estão organizados em quatro módulos: Introdução e fundamentos de educação ambiental; Planejamento e fortalecimento do espaço educador; Fundamentos para a prática pedagógica e métodos pedagógicos; e Práticas de educação ambiental: cardápio de atividades pedagógicas.

MULTIPLICADORES

Para o educador social Darlan Soares, do Ponto de Cultura Semeartes, localizado em Tocantins, os debates e fóruns permitem a troca de conhecimentos e informações sobre sustentabilidade. “Todas as comunidades e locais precisam fortalecer a educação ambiental. Através disso, podemos melhorar a realidade global”, completa.

Já Lia Caldas, coordenadora da Cooperativa Escola Cedro do Rio de Janeiro, diz acreditar que a ação possibilita o desenvolvimento de boas iniciativas ambientais. “Permite que o conhecimento sobre sustentabilidade aumente”, afirma.

“Por meio de capacitações, promovemos o aumento do interesse por práticas sustentáveis”, acrescenta a coordenadora da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Ione Oliveira. Ela afirma que decidiu participar do curso de educação ambiental para promover a preocupação com o meio ambiente no ensino.

O curso é resultado de uma parceria do MMA com o Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA), por meio da contratação de consultorias que auxiliaram a equipe do Ministério na elaboração dos conteúdos e na sua transposição para o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA).

Os alunos do curso foram indicados pelo coordenador de Sala Verde, que pôde indicar 10 cursistas, entre eles equipes técnicas ou representantes de instituições parceiras. 

O PROJETO

O Projeto Salas Verdes é uma iniciativa do Departamento de Educação Ambiental do MMA que busca contribuir com o processo de construção de sociedades sustentáveis por meio do fortalecimento da atuação de espaços educadores no desenvolvimento de ações de educação ambiental. 

 

Assessoria de Comunicação Social (Ascom/MMA): (61) 2028-1227

Fonte: MMA