Comissão debaterá resultados e futuro do acordo do clima

By 12 de dezembro de 2016Destaque, Notícias

Brasil prometeu diminuir as emissões de gases de efeito estufa para frear aumento da temperatura global | Semace

O Acordo de Paris, firmado em dezembro de 2015, estabelece mecanismos para que os países signatários limitem as emissões de poluentes com vistas conter o aumento da temperatura global em menos de dois graus célsius. O compromisso do Brasil é cortar 37% das emissões de gases de efeito estufa até 2025, com indicativo de atingir o percentual de 43% até 2030.

Outras metas assumidas pelo país são aumentar em 45% a participação de energias renováveis na composição da matriz energética nos próximos 15 anos, sendo que a parcela da bioenergia sustentável na mesma matriz deve crescer aproximadamente 18%.  É ainda incumbência do Brasil restaurar e reflorestar 12 milhões de hectares de florestas.

As regras para facilitar a implementação dessas obrigações foram firmadas na Convenção das Partes das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, COP-22, realizada em novembro em Marrakesh, no Marrocos. Os resultados do encontro vão ser discutidos nesta terça-feira (13), em audiência pública interativa da Comissão de Mista Permanente Sobre Mudanças Climáticas (CMMC) marcada para começar às 11h.

Foram convidados  para o debate os embaixadores do Reino de Marrocos, Nabil Adghoghi; de Fiji, Cama Tuiqilaqila Tuiloma; da França, Laurent Bili, e da Alemanha, Johann Georg Michael Witschel. Dez outros embaixadores também estarão presentes na audiência, como os da União Europeia, João Gomes Cravinho; de Angola, Nelson Manuel Cosme, e de Portugal, Jorge Tito  Vasconcelos Nogueira Dias Cabral.

A reunião é uma iniciativa do relator da comissão, senador Fernando Bezerra Coelho (PSB-PE). Ele destaca que, para o Ministério do Meio Ambiente, o documento elaborado na COP-22 representa um “ponto de partida” para implementação do acordo firmado em Paris. O senador acredita igualmente que é preciso iniciar as discussões dos desafios futuros propostos para o clima. A próxima COP já está marcada para 2017, na cidade de Bonn (Alemanha), que abriga a sede da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (UNFCCC).

A audiência pública da Comissão de Mudanças Climáticas  será no plenário 2, da Ala Nilo Coelho. Os cidadãos podem participar interativamente do debate com sugestões e perguntas enviadas ao e-cidadania. O contato também pode ser feito por meio de telefonema ao Alô Senado (0800 612211) ou envio de mensagem.

Brasil prometeu diminuir as emissões de gases de efeito estufa para frear aumento da temperatura global | Marcelo Camargo/ABr

 

COMO ACOMPANHAR E PARTICIPAR

Participe:
http://bit.ly/audienciainterativa
Portal e-Cidadania:
www.senado.gov.br/ecidadania
Alô Senado (0800-612211)
Fonte: Agência Senado