Uso de bioquerosene na aviação será debatido na Comissão de Mudanças Climáticas

By 6 de dezembro de 2016Destaque, Notícias

Pedro França/Agência Senado

Pedro França/Agência Senado

A Comissão Mista de Mudanças Climáticas promove audiência pública na quarta-feira (7), às 14h30, para debater o uso do bioquerosene em aeronaves e as mudanças climáticas.

Em setembro, o Brasil ratificou a adesão ao Acordo de Paris, documento que estabelece metas a serem adotadas pelo país com o objetivo de frear o aumento da temperatura no planeta. O senador Fernando Bezerra Coelho (PSB-PE), que propôs a audiência, lembrou que o governo se comprometeu, oficialmente, a cortar as emissões de gases do efeito estufa em 37% até 2025, e em 43% até 2030, tendo como base o ano de 2005. Segundo ele, diante desse cenário, torna-se necessário discutir as alternativas que o país dispõe para o cumprimento das metas e o bioquerosene é uma delas.

– O bioquerosene surge como uma relevante alternativa de contribuição para a diminuição das emissões de gases do efeito estufa, que tem no setor de aviação a sua principal utilização – argumentou.

O bioquerosene de aviação é derivado de biomassa renovável destinado ao consumo em aeronaves. É um combustível complementar ao querosene de origem fóssil. As principais matérias-primas com potencial para substituir o querosene de origem fóssil são, em sua maioria, obtidos a partir de óleos vegetais – como milho, soja e palma – e matérias açucaradas – como a cana-de-açúcar.

Foram convidados para a audiência pública o ministro de Minas e Energia, Fernando Coelho Filho; o diretor de

Imagem Divulgação

Imagem Divulgação

Biocombustível de Aviação da União Brasileira do Biodiesel e Bioquerosene, Pedro Scorza; o diretor-presidente da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), José Ricardo Botelho de Queiroz; e o presidente da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Maurício Antônio Lopes.

 

Também participarão da audiência o diretor-presidente da Empresa Brasileira de Aeronáutica (Embraer), Paulo Cesar de Souza e Silva; o presidente da Associação Brasileira das Empresas Aéreas, Eduardo Sanovicz; e o presidente da Boeing América Latina e Caribe, Donna Hrinak.

COMO ACOMPANHAR E PARTICIPAR

Participe:
http://bit.ly/audienciainterativa

Portal e-Cidadania:
www.senado.gov.br/ecidadania

Alô Senado (0800-612211)

Fonte: Agência Senado
———————————————————–