Cartilha esclarece normas que vão reger questão do lixo no DF

By 28 de novembro de 2016Destaque, Notícias
Caminhão de lixo Marcello Casal Jr./Agência Brasil

Caminhão de lixo Marcello Casal Jr./Agência Brasil

Material esclarece quem é o grande gerador de resíduos não recicláveis



A cartilha Grandes Geradores de Lixo apresenta as novas responsabilidades de quem produz mais de 120 litros de resíduos por dia. Elaborada por diversos órgãos do governo de Brasília, a cartilha já está disponível para consulta e tem como objetivo, ajudar a esclarecer sobre as normas que regem a questão do lixo, no Distrito Federal. Quem explica a proposta da publicação é a presidente do Serviço de Limpeza Urbana (SLU), Kátia Campos.

Segundo a Política Nacional de Resíduos Sólidos, são considerados grandes geradores, aqueles que produzem diariamente, em média, mais de 120 litros de lixo não reciclável, como papel higiênico, fralda descartável, absorvente íntimo e peças de louça, como estabelecimentos comerciais e prestadores de serviços, condomínios comerciais e mistos (empresariais e residenciais) entre outros.

Ela explica que a partir de fevereiro de 2017, o SLU vai encerrar a coleta de resíduos não-recicláveis e orgânicos produzidos pelos grandes geradores. Com a  mudança, a coleta e o transporte passa a ser responsabilidade do próprio gerador.

A cartilha com os detalhes pode ser acessada em: GRANDES GERADORES DE LIXO

Para entender sobre a mudança, ouça a íntegra da entrevista no player acima.

Produtor: Denise Oliveira

Fonte: EBC Rádios