Jamil acompanha instalação de equipamentos no Centro de Triagem de Resíduos Sólidos

By 31 de outubro de 2016Notícias Nacionais
Foto – centro de triagem – crédito: Secom/Prefeitura de Andradina-SP

Foto – centro de triagem – crédito: Secom/Prefeitura de Andradina-SP

Andradina – SP

O prefeito Jamil Ono (PT) esteve acompanhando, na manhã desta segunda-feira (24), a instalação dos equipamentos no Centro de Triagem de Resíduos Sólidos de materiais recicláveis instalado no Ecoponto do Governo de Andradina.

O município acaba de receber uma esteira para triagem de reciclados, uma prensa hidráulica vertical e um triturador de vidro para o processo de reaproveitamento de materiais como papelão, plástico e alumínio.

Os equipamentos foram montados no barracão de 350 m², com toda estrutura como refeitório, banheiro, vestiário e o escritório em um investimento de quase meio milhão de reais do Governo de Andradina em parceria com Secretaria Estadual do Meio Ambiente através do FECOP (Fundo Estadual de Prevenção e Controle da Poluição).

Jamil destaca os efeitos ambientais e sociais com o novo local para seleção e reutilização dos materiais recicláveis. “O Governo de Andradina vem tentando reaproveitar ao máximo o lixo produzido, gerando uma relação saudável entre o meio ambiente e a nossa população. Além disso, esse novo Centro de Triagem vai permitir uma transformação na vida de muitas famílias, que hoje em cooperativa sobrevivem da coleta do material reciclável”, comenta o prefeito Jamil.

O secretário de Meio Ambiente, Claudio Gotardo, destaca como a criação do Ecoponto, pelo Governo de Andradina, trouxe uma ideia inovadora e de referência na destinação final adequada a todos os resíduos gerados no município.

“O município tem se destacado primeiro pela questão humana, procurando dar uma condição mais digna às pessoas que sobrevivem da coleta seletiva, depois pelos altos investimentos em recursos próprios na aquisição da área, na construção do barracão de pneus, do escritório de entrada e agora nesta nova fase de triagem”, comenta Gotardo.

O novo Centro de Triagem funcionará depois de passar por um processo administrativo e jurídico. No local será possível a separação de até 15 toneladas do material reciclado que passará pela esteira, sendo selecionado e prensado, aonde o excedente também será separado e terá a destinação correta. No caso do vidro existe um triturador especial.

A abertura do Centro de Triagem vai beneficiar diretamente mais de 70 famílias de pessoas que trabalham na coleta de recicláveis ligadas a Cooperandra (Cooperativa de Trabalho de Reciclagem de Resíduos Líquidos, Sólidos, Semissólidos e Derivados da Cidade de Andradina).

A cooperativa idealizada pelo Governo de Andradina através da Secretaria de Meio Ambiente tem como prioridade oferecer melhores condições de trabalho, cidadania e renda aos catadores de lixo seguindo a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS).

O presidente da Cooperandra, Roberto Teodoro da Silva, mostrou-se muito feliz com o novo espaço. “Vai beneficiar ainda mais a cooperativa, e melhorar a vida de quem faz bonito trabalhando para o bem da sociedade, além de aumentar nossa renda com a força da união e do trabalho em conjunto”, comentou Roberto.

Acompanhou também a visita o secretário de Desenvolvimento Agrário, Sérgio Akira Kotaki, e o assessor Haruo Kojo.

Legenda: Jamil recebe nova esteira para triagem de reciclados, prensa hidráulica vertical e um triturador de vidro para o processo de reaproveitamento de materiais como papelão, plástico e alumínio/Secom’s

Fonte: Jornal Dia Dia