Formosa, um Município de especial interesse turístico e pujança econômica

By 27 de setembro de 2016Destaque, Notícias

Integrante do Consórcio Público de Manejo dos Resíduos Sólidos e das Águas Pluviais da Região Integrada do Distrito Federal e Goiás (CORSAP-DF/GO), a popular cidade de Formosa é um polo econômico cheio de atrações turísticas e exuberâncias naturais.

laner-1

A partir da esquerda, o secretário Luiz Laner e o superintendente José Ricardo Castilho

O projeto itinerante do Consórcio visitou a cidade e conversou com o prefeito Itamar Barreto e com o secretário de Meio Ambiente, Luiz Antônio Laner, sobre os desafios de se implantar um sistema efetivo de coleta seletiva, destinação, reutilização e reciclagem dos resíduos sólidos, aliados a um vigoroso processo de educação e conscientização ambiental para os turistas e moradores.

O Município de Formosa é reconhecido como área de especial interesse turístico e possui, atualmente, cerca de 114.036 habitantes. Além disso, há um fluxo intenso de turistas do mundo inteiro que permanentemente visitam a região. Por consequência, mais de 88 toneladas de lixo são produzidas diariamente.

catedralns-conceicao-852x500

Catedral de Nossa Senhora da Conceição – Formosa-GO

O prefeito da cidade, Itamar Barreto, e o secretário de Meio Ambiente, Luiz Laner, estão trabalhando diferentes ações para o fortalecimento das Secretarias de Meio Ambiente, Cultura e Turismo, uma das prioridades durante todo o mandato.

Itamar Barreto destaca o alto padrão da Cachoeira do Salto de Itiquira, (a sétima maior queda do País, a maior em facilidade de acesso do Brasil e a segunda entre as sete maravilhas naturais de Goiás).

“Por toda essa relevância, é fundamental a implantação da coleta seletiva e da correta destinação final dos resíduos sólidos, vinculados a um robusto processo de conscientização e educação ambiental para os moradores e visitantes”, afirma.

Confira a nossa entrevista!

Por Christiane Guimarães
ASCOM CORSAP-DF/GO – ascom@corsapdfgo.eco.br