Abadiânia recebe CORSAP itinerante na série Meio Ambiente, Políticas Públicas e Cidadania

By 21 de setembro de 2016Destaque, Notícias

No ponto mais alto da Região Centro-Oeste do país, entre Brasília e Goiânia, dividida pela BR-060 e pelo sincretismo religioso, está o município de Abadiânia.

Do lado esquerdo de quem vai de Brasília para a capital de Goiás, é uma típica cidade do interior, onde se manifesta a fé Católica e a devoção a Nossa Senhora da Abadia.

Do lado direito da BR-060, espalha-se a Abadiânia que fala inglês e se veste de branco em consonância com a espiritualidade do médium João de Deus e com a Casa de Dom Inácio de Loyola.

As curas e cirurgias espirituais promovidas pelo médium ganharam fama internacional e levam para o município, semanalmente, cerca de duas mil pessoas de diversas partes do mundo em busca de tratamento.

Outro ponto turístico da cidade é o lago artificial formado pela Usina Hidrelétrica de Corumbá IV, que gera energia para o Distrito Federal. No entanto, o lago é restrito a proprietários e donos de lotes que buscam refúgio da cidade grande e descanso na região.

Foi justamente nesse contexto que o CORSAP itinerante realizou mais uma edição da série Meio Ambiente, Políticas Públicas e Cidadania do CORSAP TV.

Com mais de 18 mil habitantes, produtora de 7,64 toneladas de lixo por dia, o município tem no Distrito de Planalmira, o melhor local para a implantação de um aterro sanitário que atenda as exigências da Lei 12.305/2010 (PNRS), segundo estudos do Plano Estadual de Resíduos Sólidos de Goiás e da RIDE.

igreja-852x500
O aterro atenderá os cinco municípios da Região Oeste da RIDE, entre eles, Alexânia, Abadiânia, Cocalzinho, Corumbá e Pirenópolis.

foto1-852x500

Prefeito de Abadiânia, Wilmar Arantes

Assista a entrevista com o Prefeito da cidade, Wilmar Arantes, que fala da importância da atuação do CORSAP no Entorno, sobre Plano de Gestão de Resíduos Sólidos e políticas públicas ambientais para o Município de Abadiânia.

Por Christiane Guimarães
ASCOM CORSAP-DF/GO – ascom@corsapdfgo.eco.br