PRESIDENTE DO CORSAP-DF/GO, GOVERNADOR RODRIGO ROLLEMBERG, FALA SOBRE GESTÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS NA PRIMEIRA ENTREVISTA DA SÉRIE MEIO AMBIENTE, POLÍTICAS PÚBLICAS E CIDADANIA DO CORSAP TV

By 11 de julho de 2016Destaque, Notícias

Somos uma geração consumista e produtora de lixo. Somente nos últimos dez anos, o volume de lixo produzido no Brasil cresceu 21%, enquanto o aumento populacional atingiu cerca de 9,65% – segundo dados da Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe/2014). Contudo, essa enorme geração de lixo, que representa mais do dobro do crescimento populacional no País, não vem acompanhada de um descarte ambientalmente correto.

Efeitos de uma sociedade que não foi e nem vem sendo preparada para a necessidade do descarte correto do lixo, do reaproveitamento e da reciclagem. Fato que representa não só saúde e bem-estar social, mas economia para o País e uma contribuição para a geração de renda de milhões de catadores de materiais recicláveis em todo o Brasil.

A partir da Lei nº 12.305/2010, que instituiu a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), os catadores começaram a sair da informalidade, passando por um período de transição entre o assistencialismo para a inclusão produtiva e a capacitação profissional, baseada no cooperativismo e na legislação trabalhista.

Em síntese, torna-se urgente um engajamento efetivo do poder público, assumindo a responsabilidade de divulgar, educar e se fazer cumprir a legislação em vigor.

É justamente nesse intuito de debater com o poder público, com a sociedade civil organizada e com cada cidadão sobre a gestão dos resíduos sólidos, a participação popular e sobre um futuro de mais sustentabilidade, que lançamos a RÁDIO e a TV CORSAP – uma Rádio e TV Corporativa do Consórcio Público de Manejo dos Resíduos Sólidos e das Águas Pluviais da Região Integrada do Distrito Federal e Goiás.

A proposta é desenvolver um canal de comunicação versátil e interativo na área de abrangência da Região Integrada de Desenvolvimento Econômico do Entorno (RIDE-DF/GO), sobre questões pertinentes ao meio ambiente, à sustentabilidade, à política de resíduos sólidos e ao manejo das águas pluviais (drenagem e saneamento básico).

Vamos percorrer todos os municípios da RIDE-DF/GO, conversando com cada prefeito, seus secretários de estado, vereadores e a comunidade em geral. Entrevistaremos também ministros, governadores, senadores, deputados federais, deputados estaduais.

A TV CORSAP irá levar esses temas para pertinho de você, dialogando com os jovens, estudantes, com as ongs, associações e entidades.

Ah! Vamos conversar, ainda, com empresários do setor e com a comunidade científica das universidades e centros de pesquisa não só entre o eixo DF/Goiás, mas no Brasil e no mundo.

Já somos parceiros oficiais da Universidade de Brasília (UnB) e do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado de Goiás (IFB). E isso é só o começo! Queremos alargar fronteiras e alcançar novos horizontes, debatendo a gestão dos resíduos sólidos, viabilizando o processo adequado da coleta seletiva, incentivando e fomentando a reciclagem e a destinação correta do lixo, inclusive dos resíduos especiais, como os hospitalares e eletrônicos.

O descarte inadequado do lixo é prejudicial à saúde e danoso ao meio ambiente. É tempo de conscientização! O meio ambiente é direito de todos, bem de uso comum e responsabilidade de toda a sociedade.

Por Christiane Guimarães

ASCOM CORSAP-DF/GO – ascom@corsapdfgo.eco.br