CORSAP realiza a 1ª Conferência Regional de Manejo de Resíduos Sólidos e Águas Pluviais.

By 26 de outubro de 2015Notícias

CORSAP realiza a 1ª Conferência Regional de Manejo de Resíduos Sólidos e Águas Pluviais.

O CORSAP – DF/GO – Consórcio Público dos Resíduos Sólidos e das Águas Pluviais da Região Integrada do Distrito Federal e Goiás, realizou a sua 1ª Conferencia Regional. O evento realizado entre os dias 22 e 23 de outubro, teve o objetivo de selecionar, entre as propostas colhidas durante as conferências locais (realizadas nos 19 municípios goianos da RIDE e no DF), aquelas que definirão as diretrizes de atuação do Consórcio, quanto à limpeza urbana e coleta, manejo de Resíduos sólidos, drenagem, abastecimento de água e tratamento de esgoto. O evento também realizou a eleição dos 20 conselheiros que representarão os municípios junto ao CORSAP.

A abertura do evento contou com a participação de diversas autoridades entre eles o Secretário do Meio Ambiente, André Lima que, em nome do governador Rodrigo Rollemberg, abriu os trabalhos da Conferência, o Secretário do Meio Ambiente do Estado do Goiás, Wilmar Rocha, a Diretora do SLU, Eliana Kátia, o Secretário de Infraestrutura, Júlio Perez, além de Prefeitos e Secretários do Meio Ambiente de diversos municípios consorciados.

O Superintendente do CORSAP, José Ricardo Castilho agradeceu a participação de todos e o esforço da Comissão Organizadora para a realização do evento. Na oportunidade, Castilho informou que a equipe do Consorcio iniciará uma rodada de visitas aos municípios consorciados e informou ainda que os municípios de Vila Propício e Goianésia serão formalmente convidados a se consorciarem. O Superintendente também agradeceu o apoio dos parlamentares da Bancada DF/GO, que apresentaram emendas individuais e de bancada em favor do CORSAP, para ações de manejo de resíduos sólidos e de saneamento básico.

Após a finalização dos trabalhos, a Conferência foi formalmente encerrada pelo Prefeito de Abadiânia, Wilmar Gomes Arantes, que acompanhou a participação dos seus delegados em toda a Conferência. O Prefeito ressaltou a expectativa e a confiança depositadas no Consórcio, uma vez que, no caso de Abadiânia, o município não tem condições de solucionar, sozinho, as ações necessárias ao manejo adequado dos resíduos sólidos.

A 1ª Conferência Regional do CORSAP foi precedida da Realização de uma Assembleia Extraordinária, realizada no Salão de Atos da Reitoria da Universidade de Brasília – UNB. A Assembleia reuniu representantes do Governo do DF e do Goiás, além dos prefeitos representado seus municípios. Na ocasião foram discutidos assuntos relativos as condições de rateio previstas para 2015/2016 e ainda, oficialmente homologada a posse de José Ricardo Castilho como Superintendente do CORSAP.

Veja a Galeria de Fotos